Banner IEMC2022.jpg

Encontro Presencial

Introdução

O Encontro Internacional “Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2022 (IEMC 2022)” realiza-se nos dias 11 e 12 de março de 2022 na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém (ESE-IPSantarém), dando continuidade ao evento que teve a sua primeira edição em 2019 (IEMC 2019).

Este evento científico decorre do trabalho que a equipa de docentes do Departamento de Ciências Matemáticas e Naturais da ESE-IPSantarém tem vindo a desenvolver no âmbito do projeto CreativeLab_Sci&Math.

A presente edição centra-se na inovação em educação em Matemática e Ciências, em contextos presenciais e a distância, decorrente de práticas interdisciplinares colaborativas, do uso de tecnologias digitais, da exploração de ambientes educativos inovadores e diferentes contextos associados à formação integral do aluno, como a educação para o desenvolvimento sustentável.

O Encontro Internacional“Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2022” pretende constituir-se como um espaço de partilha e discussão de práticas, projetos e investigações em inovação pedagógica no ensino da Matemática e das Ciências, tendo como objetivos:

  • Divulgar práticas e projetos de inovação no ensino presencial ou a distância da Matemática ou das Ciências;

  • Promover a reflexão crítica sobre estratégias de educação orientadas para a interdisciplinaridade na formação inicial e contínua de educadores e professores;

  • Contribuir para a reflexão sobre a flexibilidade curricular, autonomia e inovação pedagógica em Matemática e Ciências;

  • Compreender as potencialidades das ferramentas digitais e dos ambientes educativos inovadores no ensino da Matemática e das Ciências.


O encontro envolve dinâmicas diversificadas, como sessões plenárias, sessões práticas e simpósios de comunicações, prevendo-se a existência de momentos presenciais e a distância.

Tem como destinatários estudantes de licenciatura, estudantes de mestrados que habilitem para a docência, educadores, professores, formadores e outros profissionais interessados nesta temática.

Eixos Temáticos

Eixo 1 - Práticas interdisciplinares no ensino da Matemática e das Ciências

Este eixo temático integra trabalhos sobre experiências de ensino-aprendizagem interdisciplinares envolvendo a Matemática e as Ciências que se concretizem na formação inicial ou contínua de professores ou com alunos nos ensinos básico e secundário.

 

Eixo 2 - Tecnologias digitais no ensino da Matemática e/ou das Ciências

Neste eixo temático são contemplados trabalhos sobre questões relativas ao uso de tecnologias digitais, na sala de aula ou como suporte ao ensino-aprendizagem a distância, em Matemática e/ou Ciências em contextos diversificados de formação e educação.

Eixo 3 - Educação em Matemática e/ou Ciências para um Desenvolvimento Sustentável

Este eixo temático contempla trabalhos sobre abordagens aos objetivos do Desenvolvimento Sustentável no contexto da educação em Matemática e/ou Ciências.

 

Eixo 4 - Experiências de inovação no ensino da Matemática e/ou das Ciências

Este eixo temático integra experiências de caráter exploratório inovadoras em Matemática e/ou em Ciências, nos ensinos básico, secundário ou superior. São contemplados trabalhos, por exemplo, sobre abordagens em Matemática e/ou Ciências relacionadas com as metodologias de ensino ativas, a abordagem STEM e o espaço flexível associados aos ambientes educativos inovadores.

To play, press and hold the enter key. To stop, release the enter key.

press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
INOVAR | COLABORAR | PARTILHAR no ensino da Matemática e das Ciências

Plenárias. Comunicações. Sessões práticas.

8

profissionais prestigiados para realizarem plenárias

64

comunicações/ relatos de experiências sobre inovação no ensino da Matemática e das Ciências

4

sessões práticas para experienciar métodos inovadores

208

participantes de diferentes níveis de ensino